segunda-feira, 28 de maio de 2012

Deus Teve a Intenção de Matar Moisés?



Publicado em: 28/5/2012
Por: Jânio Santos de Oliveira


Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara -


 Duque de Caxias - RJ



http://oprofjanioresponde.blogspot.com.br/






“E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar”. Êxodo 4.24


Este é um dos textos mais difíceis da Bíblia, em função do hebraico bastante difícil e da concisão do texto. 


De qualquer modo, muito provavelmente Moisés se absteve de exercer seu papel, o de pai, a quem cabia a circuncisão do filho. Ao não fazê-lo, ele sobrecarregou a esposa, que teve que pegar uma faca e fazer a necessária cirurgia. 


A omissão de Moisés fez dele um sanguinário, no sentido que obrigou sua esposa a ser sanguinária (a derramar sangue, tarefa exclusivamente masculina). 


A ameaça de Deus sobre Moisés visava despertar o jovem líder para sua tarefa em casa. A vida em família não pode ficar em segundo plano, nem mesmo em nome de Deus, que não quer este tipo de sacrifício. 


Como o serviço (excessivo) de Moisés era para Deus, Deus então deu um ultimato, como se dissesse: eu quero obediência, não sacrifício. Moisés entendeu. Se não entendesse, morreria o que configura mais uma faceta da ira de Deus.


A rigidez da disciplina divina parece ser excessiva neste caso, todavia, como ocorre na seqüência de Gênesis 17.9-14, vemos, bem enfatizada, a ordenança de Deus que todo o macho (homem), que estivesse envolvido com sua aliança deveria ser circuncidado.  
O versículo 14, mais especificamente, prescreve morte para aqueles que não se submetessem a este rito, tanto os judeus quanto os seus escravos.



 Neste caso, a omissão de Moisés em circuncidar o seu primogênito, Gérson, teria atraído a ira divina pela desobediência. Infere-se, a partir do contexto, que Moisés teria sido tomado por uma enfermidade (“e o quis matar”), e, antes que a doença lhe tirasse a vida, o próprio Moisés determinou a Zípora, sua esposa, que efetuasse o rito (v. 25,26), granjeando dela o protesto que se lê no texto. 


O chamado de Deus na vida de Moisés foi muito importante. Mas somente “chamar” não garante o sucesso, é necessário obedecer. Alguns ainda insistem em fazer a obra de Deus sem assumir um compromisso pessoal com Ele.


 Essa falta desqualifica o enviado.  
Também, encontramos outras ocasiões em que Deus foi “duro” com Moisés. Mas o episódio do capítulo 4 de Êxodo é surpreendente. 


Se considerarmos o texto, verificaremos que a ênfase não é tanto em Moisés, mas em sua esposa, Zípora. Vejamos: “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar. Então, Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, lançou-o a seus pés e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. E desviou-se dele. Então ela disse...” (Veja Êx 4.21-26).  



Não obstante não ter sido ainda regulamentada pela lei, que estava por vir, Moisés conhecia claramente a importância da circuncisão. 


Contudo, a ênfase em sua esposa Zípora indica que ela talvez não estivesse concordando com a circuncisão. O versículo 26 enfatiza a rejeição de Zípora. 

Ao que tudo indica, Moisés estava sendo impedido por sua esposa de obedecer a esse preceito da tradição. 


Tendo esses pontos em mente, podemos concluir que o Senhor realmente chamou e enviou Moisés, contudo, sua esposa relutava em aceitar o costume da circuncisão. Sua rejeição, talvez, fosse por considerar a circuncisão como algo desnecessário ou impraticável. 



Somente quando o Senhor insistiu na obediência de Moisés, colocando-o sob pressão, que sua mulher cedeu e permitiu a circuncisão. Encontramos, também, em algumas passagens das Escrituras, Deus pressionando outras pessoas para que pudessem entender determinadas situações. Tomemos cuidado, pois muitas coisas que consideramos sem importância podem ser fundamentais. 



Embora não tenhamos hoje o costume da circuncisão, conhecemos, porém, suas implicações escriturísticas. A circuncisão, entre outros fatores, servia para identificar a nação santa, escolhida para trazer ao mundo o descendente que demonstraria todas as credenciais de sua unção. Estamos falando do Messias. Além disso, a Bíblia nos admoesta a circuncidar o prepúcio do nosso coração. 




Apesar de cada uma das escolas de educação teológica firmar um ponto de interpretação divergente sobre este assunto, existe também a possibilidade de Moises ter sido obrigado a circuncidar o seu filho Gérson derramando o seu sangue para ele mesmo não ser morto pelo Senhor.  



Se você verificar o contexto de todo o capítulo quatro do Livro de Êxodo Moisés relutara com Deus afim de não retornar ao Egito, o que acarretaria na sua morte em função da sua omissão; para não morrer então ele decide derramar o sangue inocente de seu filho numa clara alusão tipológica do Sangue de Jesus (Hb 10.22).


 Verifique que após este episódio, a sua esposa se desentende com ele e o abandona e ele passa a obedecer ao chamado divino de forma incondicional 


Que Deus nos ajude a esclarecer melhor este assunto à luz da eternidade quando estaremos para sempre na presença de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário